- Os fenícios, povo de origem semítica, de gênio aventureiro e traficante, foram os maiores propagadores da civilização, através das suas viagens marítimas.
- Eles habitavam ao sopé do Líbano, ou entre o Líbano e o mar Mediterrâneo. Vivendo entre o mar e as montanhas e atacados pelos assírios, os fenícios viram-se obrigados a transpor os mares. A principio não se afastaram das costas do Mediterrâneo, mas depois, com auxilio das madeiras de suas montanhas, construíram possantes naus e aventuraram-se aos mares.
- Alongando-se de ilha em ilha, transpuseram as colunas de
- Hércules, lançaram-se no mar tenebroso e prosseguiram até a Inglaterra.
- Ambiciosos e muito corajosos, não temiam os perigos do mar e muitas vezes ao faltar alimento, eram forçados a acostar e plantar para depois colher e prosseguir viagem.
Em suas aventuras, os fenícios extraiam cobre da ilha de Chypre, mármore das ilhas do Arquipélago, e iam até ao Cáucaso, de onde traziam ouro, cobre e escravos para vender na Babilônia e no Egito.
- A sua civilização foi inteiramente babilônica e adotavam todos os costumes desse povo.
- Por muito tempo a sua escrita foi cuneiforme; mais tarde, quando o desenvolvimento do seu comércio exigiu meios mais fáceis de registrar as suas operações, é que adotaram a escrita dos egípcios, a qual simplificaram e criaram o alfabeto com 22 letras. Transmitidas Estas aos gregos, deram origem ao nosso alfabeto.
- Não cultivavam as letras, e artes e ciências, senão enquanto estas lhes interessavam comércio e a navegação, pois foram sobretudo comerciantes e navegadores e os primeiros fundadores de colônias.
- Os seus principais portos eram Biblo, Sidon e Tiro e depois, navegando muito para o ocidente fundaram Cartago, cuja fundação é atribuída a Elisa, irmã de Pigamalião.
- Os fenícios eram povos que viviam parasitariamente, pois iam com suas mercadorias ás cidades vizinhas e Quando estas eram fracas, roubavam e incendiavam a cidade, deixando assim na miséria os seus habitantes. Não era com desejo de melhorar a civilização ou melhor de propagá-la que os fenícios empreendiam suas viagens, era apenas pela ambição de riqueza; e entretanto, são cognominados "educadores dos bárbaros da Europa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário